sábado, 17 de setembro de 2011

Domingo é um dom?







Domingo é um dom?





















































O domingo é mesmo um senhor dia. Um dom de Deus. Essa senhoria dominical, "dominicus", anda nos nomes das pessoas chamadas Domênico,Dominique e Domingos. Está presente, de forma mais curtinha, na expressão DOM, um um título principesco e real: Dom Pedro I ou DOM LUIS DE ORLÉANS E BRAGANÇA. Ela significa: meu senhor, em latim DOMINUS MEUS (1). O mesmo título é dado pela Igreja a seus bispos: Dom Odilo, Dom Celso e tantos outros. Na França, os bispos também tem esse título de senhores, mas não com a expressão dom e sim monsenhor, Meu Senhor, " Monseigneur".(2). No Brasil, o monsenhor não corresponde obrigatoriamente a um bispo e sim a um título honorífico. Ele é concedido pelo Papa àqueles que exercem determinados ofícios eclesiásticos e também a sacerdotes. Nos países hispânicos, a expressão "Dom" é bastante empregada para designar pessoas nobres, respeitadas ou de destaque na sociedade.


































Fonte: Guia de Curiosidades Católicas. Evaristo Eduardo de Miranda.2007. Petrópolis. Editora Vozes. 277pp. Citação pp. 249-250.










































(1). DOMINE MEUS ET DEUS MEUS. Católicos de sempre assim proclamam a divindade de Nosso Senhor no momento da Consagração. O Papa Gregório XIII, em sua Constituição " AD EXCITANDUM", DE 10 DE ABRIL DE 1586, concedeu 300 dias de indulgência a todos que assim proclamassem a majestade de Nosso Senhor ao soar dos sinos na hora da elevação das Santas Espécies.


































(2). Quando fui apresentado ao Senhor Conde de Paris, então Chefe da Casa Real de França, pelo Sr. Guy Coutant de Seisseval, pude constatar que "Monseigneur" era e é a forma com que os franceses se dirigem ao Rei.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário