sábado, 28 de dezembro de 2013

CAÇADORES DE UNICÓRNIO - V

IV) NENHUMA FORMA DE GOVERNO PODE SER CONSIDERADA INTRINSECAMENTE LIBERAL


"É mais breve e rápido escrever heresias que responder a elas." Com esta frase de S. Tomas More principiávamos há quase dois anos esta série, que pretende ser um ensaio elucidativo sobre as questões políticas, históricas, e principalmente religiosas, que sempre se levantam de tempos em tempos entre católicos monarquistas, e católicos ainda politicamente vacilantes quanto à forma de governo.
Prometemos nesta quarta parte demonstrar que “Nenhum tipo de monarquia pode ser considerado intrinsecamente liberal”, contudo, entre os estudos e pesquisas sobre o tema, pudemos perceber que o liberalismo está imbuído e permeia a Revolução, e definirá as diretrizes da Contrarrevolução. Assim, mudamos para dizer que “nenhuma forma de governo pode ser considerada intrinsecamente revolucionária”, por ser mais abrangente. Então passemos às premissas de nosso ensaio, que terá papel fundamental na sequência da série.

Primeiramente o que é um Liberal e o que é Liberalismo.

O termo liberal estava ligado à ideia de liberalidade, bondade, magnanimidade, e se contrapunha à avareza, como ainda hoje ocorre nos catecismos que seguem Trento.
Com a Revolução de 1789, baseada, excessivo dizer, no Iluminismo, o termo ‘revolução’ tomou novo sentido, e assim também o termo ‘liberal’ como vários outros.
Nas Revoluções de 1817 ainda não eram os revolucionários identificados como ‘liberais’. E até 1831 não ocorre em português o termo liberal com esse sentido revolucionário. Os revolucionários eram identificados como Iluminados, pedreiros-livres, anárquicos, ou democratas.
Com a Guerra de Sucessão em Portugal os partidos tomarão os termos ‘liberais’ e ‘tradicional’ como contraposições ideológicas.
Será somente em 1860 com o Syllabus que terá a alcunha ‘liberal’ tomado o sentido de revolucionário.
Para o Liberal “a sociedade, como a História, (...), não está nunca constituída, mas constituindo-se. Nunca vivemos num presente, mas sempre num gerúndio[1]”.
Há dois tipos de liberalismo, o liberalismo radical, democrata, revolucionário, essencialmente republicano. O liberalismo de Robespierre e dos jacobinos. Hoje em dia é o liberalismo das esquerdas.
E há o liberalismo moderado, quase aristocrático, com profundas aparências católicas, mas que rejeita a contrarrevolução, o tradicionalismo, identificando este com o absolutismo e o ‘direito divino dos reis’, era o liberalismo dos girondinos, é o liberalismo dos conservadores[2], da assim chamada ‘direita’, ligada estreitamento ao liberalismo econômico.
O conservador poderá até aceitar a monarquia, pois “para o liberalismo moderado o Rei é apenas um elemento do Estado com uma função determinada e relevante[3]”.
Para José Honório Rodrigues “o que caracterizou o espírito conservador foi sempre a consciência clara e lúcida de ser a classe dominante[4].” Mas distamos do pensamento deste historiador, visto que, influenciado por Hegel, ele identifica o conservadorismo com a burguesia, o que não se verifica sempre. Há conservadores de classes sociais diversas. Eis porque ele é mais feliz na assertiva posterior, da qual descartamos o interesse puramente econômico. Segundo ele o conservador idealiza a
“continuidade entre o passado e o presente. Por isso ele era e é sempre contra as revoluções, porque elas rompem essa continuidade, e trazem grandes riscos à sua posição econômica, social e às vezes política. Mas ele não é um contrarrevolucionário, porque este quer a contrarrevolução. O que ele queria e quer é a manutenção das estruturas essenciais, embora com algumas inovações. Ele não queria que se destruísse o estabelecido tradicionalmente, embora também não fosse um tradicionalista porque não estaria voltado para o passado; vivia o presente. Era empírico, pragmático, não aceitando soluções abstratas e teóricas. O essencial era conservar e só mudar o que fosse indispensável, e assim mesmo de forma gradual[5]”.

No entanto, podemos observar, que apesar de não ser contrarrevolucionário, nem revolucionário, o conservador poderá auxiliar um lado ou outro, conforme veja vantagens ou se identifique com o ideal proposto quer pelo revolucionário liberal, quer pelo contrarrevolucionário tradicionalista. Assim, a ação de conservadores poderá reverter, ou estancar os efeitos de uma revolução, pelas concessões que os conservadores fazem aos contrarrevolucionários, tanto quanto podem promover a própria revolução, como fizeram os conservadores que deram início ao constitucionalismo em Portugal (os vintistas), cedendo às reivindicações dos revolucionários. Por isso lhes cabe a classificação de liberais moderados.
Mareschall dizia que os liberais do Brasil não eram democratas[6], então tais liberais são o que se chamam de conservadores e dentre eles o mais eminente foi José Bonifácio de Andrada e Silva.

O conservadorismo e a Independência

José Bonifácio, estava imbuído das ideias de Rousseau. Quis que D. Pedro assumisse o título de Imperador antes de reunida a Assembleia Constituinte para que este não ficasse dependente desta, visto que não havia nenhuma autoridade superior emanando da vontade do povo, o que faria a Assembleia carecer de representatividade.
Para os conservadores da linha de Bonifácio, então, “o Imperador faria parte essencial da representação nacional e haveria um verdadeiro pacto entre o povo e o soberano”[7]. Tal pensamento pode até ser ajustado dentro do tomismo, como muitos o tentaram fazer em Portugal durante a Revolução Pombalina, e no Brasil com a Inconfidência Mineira, mas não falaremos disto ainda.
Foi Bonifácio que usando de suas atribuições como ministro de D. Pedro I impediu a vinda dos Carbonários ao Brasil e alimentou a maçonaria brasileira de um sentimento conservador (tal qual definido acima) que levou D. Pedro mesmo a fechar todas as Lojas Maçônicas do Brasil e fundar com Bonifácio o “Apsotolado”, cujos fins eram consolidar o Império e a independência e barrar todas as atividades do Grande Oriente.
José Honório Rodrigues percebe bem que a doutrina política de José Bonifácio é mais do que uma adaptação rousseauista à realidade brasileira, é uma aplicação dos conceitos de Locke e Burke. É uma tentativa de organizar a política com responsabilidades limitadas e separação de poderes, fazendo da política o meio pelo qual o liberalismo alcança as reformas na sociedade: é liberdade e ordem.

Dom Pedro I e a Contrarrevolução

Não podemos também deixar de dizer que houve contrarrevolucionários no nosso processo de Independência. Houve padres e leigos que eram monarquistas ferrenhos, que apregoavam uma emancipação do nosso país para que este se tornasse a capital do Império Lusitano. Outros eram absolutistas que queriam transformar nosso país num reino cristão.
Enquanto um frade carmelita, Frei Caneca, criava um foco revolucionário republicano no nordeste, cresciam, em lugares deixados ao rodapé da História da Independência, absolutistas que aceitavam a independência e aconselhavam o Imperador a frear a Revolução.
Assim Dom Pedro I o fez. Fechou a Assembleia Constituinte com força de armas, exilou José Bonifácio, e aconselhado pelo outro Andrada, aderiu à teoria do Poder Moderador, única capaz de subsistir naquele foco de tensões revolucionárias e contrarrevolucionárias.
Se lhe era legítimo tornar o país independente? A isso Dom João VI nos respondeu porque lhe disse: “Se hei de perder o Brasil, que seja para ti que me há de respeitar. Toma a coroa antes que lha tomem algum destes aventureiros.” Era a ordem paterna que seguia, e tão logo tornou o país independente o consagra a Nossa Senhora Aparecida.
Permaneceram e usaram-se estruturas liberais? Sim. Mas a representação partidária, o Conselho de Estado, e o Poder Moderador seriam armas manejáveis por católicos no futuro, como de fato muitas vezes foram. Teve o Imperador que frear muito os liberais até o não poder mais contê-los em 1831, quando as circunstâncias o forçaram a ser ilegítimo rei de Portugal e a tentar fazer lá o que havia feito aqui. Mas isso já é outra história, que envolve os monarquistas portugueses, e na qual não vemos por que nos metermos.



[1] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 32
[2] E neo-conservadores
[3] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 32
[4] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 40
[5] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 41
[6] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 11
[7] HONÓRIO RODRIGUES, José, “Independência, Revolução e Contra-Revolução, vol. 1: Evolução Política”, Livraria Francisco Alves Editora, Rio de Janeiro, 1975, Pág. 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário