terça-feira, 2 de julho de 2013

A POLÊMICA SOBRE A BEATIFICAÇÃO DA PRINCESA ISABEL E A LEI DE GERSON

Anos atrás o ex-jogador de futebol Gérson fez um comercial de TV de cigarros e, com um sorriso malandro, terminava com a seguinte frase: “O negócio é levar vantagem em tudo”. Pegou mal! Muitos brasileiros tomaram a consciência de um defeito nacional, como quem se olha em um espelho e reconhece algo de que se envergonha. O fato é que parece que Gérson virou motivo de piada, e mais tarde teria dito que se arrependia profundamente de ter feito aquele comercial de TV, pois foi a pior coisa que tinha feito na vida etc. A triste frase foi incorporada à nossa linguagem coloquial como sinônimo de "esperteza bem ao jeitinho brasileiro".
Bem, o que tem isso a haver com o processo de beatificação da Princesa Isabel? Aparentemente nada, mas se olharmos com mais atenção veremos que TUDO!
O governo brasileiro anda lançando um pacote com todo tipo de leis as mais paradoxais possíveis: liberação de maconha, proibição de cigarro (em locais públicos fechados), a mulher pode evitar a maternidade através do aborto, mas o homem não pode evitar a paternidade forçada devido ao DNA, sendo obrigado a sustentar filhos que jamais imaginou vir a ter, e outras leis das quais grupos religiosos reclamam. E por que? Por que vivemos em uma sociedade moderna, laica, secular, em que é SAGRADA A SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO. Ou seja, qualquer cidadão brasileiro não católico pode dizer: O que o Vaticano ditar como norma de conduta não tem valor para mim. Não sou católico e pronto! A liberdade de culto e a divisão entre igreja e Estado é garantida pela Constituição.
Por isso proliferam tantas igrejas cristãs das mais variadas denominações (dizem que nos EUA são mais de 23 mil), que não aceitam o Vaticano, e a Católica, que se mantém fiel ao Papa. O Papa Leão XIII deu em vida à Princesa Isabel a famosa “Rosa de Ouro”, comenda de altíssimo valor, dada à pessoa que fez algo que foi MOTIVO DE JÚBILO PARA A IGREJA CATÓLICA, sendo a Princesa Isabel a única personalidade brasileira a tê-la recebido. Foi doada por Dom Pedro Henrique, falecido pai da atual geração de príncipes da Família Imperial Brasileira à Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.
 
Dona Maria da Baviera e a Rosa de Ouro

Mas isso...ora, isso já faz muito tempo! Sim, porque o nosso tempo também corre de modo especial e isso também já foi retratado em outro anúncio de TV: "Compre agora e pague em janeiro, porque até janeiro...dinheiro pinta!" Se alguns meses é um longo tempo "financeiramente" para os brasileiros, o que aconteceu 1888 é para nós uma eternidade. Enfim, o povo já havia esquecido a Rosa de Ouro dada pela Papa Leão XIII, mas a Princesa, nem tanto. Afinal ela foi eleita a maior mulher brasileira de todos os tempo em programa do SBT.

MAS AGORA... BEATIFICAÇÃO! ENTÃO OS BRASILEIROS TIVERAM UMA SANTA NO PODER E FIZERAM O QUE? EXILARAM A SANTA!! QUE COISA!

Talvez muitos os brasileiros voltem a se olhar no espelho, em dolorosa introspecção.
Eu, por exemplo, poderia especular que a beatificação da Princesa Isabel pode não interessar nem mesmo aos políticos da atual República, pois envergonharia o passado republicano, que, ao longo de inúmeras "quarteladas" nunca conseguiu criar grandes heróis, muito menos santos.
Hoje Tiradentes está sendo desmistificado até por anti-monarquistas. Mas precisavam tanto de um mártir para dar alguma moral ao golpe, que fizeram retratar Tiradentes com longos cabelos e barbas, um tanto semelhante a Jesus, quando em qualquer prisão, a primeira coisa que se fazia era raspar a cabeça e barba do preso, e assim ele ficava no presídio.
Senhores, perdoai-me digressão. Voltando à questão anterior: o mérito da beatificação da Princesa Isabel, pela Constituição, deve ficar rigorosamente a critério interno de cada um. Para os ateus ou não católicos, É OU DEVERIA SER, INDIFERENTE, POIS, AFINAL TEMOS LIBERDADE DE CULTO COM SEPARAÇÃO TOTAL ENTRE IGREJA E ESTADO.
SÓ QUE ISTO É UMA MÃO DE DUAS VIAS! OS AGNÓSTICOS, ATEUS, EVANGÉLICOS, PROTESTANTES, ADVENTISTAS, KARDECISTAS, UMBANDISTAS E JORNALISTAS NÃO TÊM NADA QUE SE METER COM AS DECISÕES INTERNAS DO VATICANO A RESPEITO DE BEATIFICAÇÕES. O VATICANO É E SEMPRE FOI SOBERANO, INCLUSIVE COM SUA PRÓPRIA GUARDA SUÍÇA. Hitler invadiu a maior parte da Europa, mas não invadiu o Vaticano, embora detestasse a religião cristã.
Se não admitem interferências da Igreja em suas vidas privadas, também não poderiam se sentir no direito de fazer sequer a mínima crítica pública a assuntos internos da Igreja Católica e do Vaticano. Mas fazem, inclusive para publicação em revistas, como no caso da ISTO É, incorporada abaixo.
Aí é que entra a Lei de Gérson: dois pesos e duas medidas, manipulando princípios, regras de conduta e leis, do jeito que me convém, contanto que no geral o resultado fique a meu favor.
Pela liberdade de culto e separação de Igreja e Estado, a Igreja Católica tem a liberdade de beatificar quem achar que merece, e a sociedade laica, secular ou outros grupos, religiosos ou não, historiadores, grupos de defesa dos direitos dos negros ou jornalistas, não têm nada que se meter ou polemizar publicamente o assunto. E quando o fazem, além de desrespeitar a Constituição, acabam falando bobagem, pela falta total de preparo teológico.
O PRIMEIRO SANTO CATÓLICO DO MUNDO FOI UM LADRÃO QUE SÓ SE ARREPENDEU NA HORA DA MORTE. Jesus Cristo, na cruz, santificou este ladrão em seus últimos momentos de vida: São Dimas, protetor dos pobres agonizantes, daqueles cuja conversão na última hora parece mais difícil. Entregam a São Dimas a proteção de casas e propriedades contra ladrões. Invocam-no nas causas difíceis, em negócios financeiros, para regeneração de bêbados, jogadores e ladrões. É protetor dos presos e das penitenciárias, dos carroceiros e condutores de veículos. A Igreja Católica celebra dia 25 de março como dia de São Dimas.
Será que muita gente sabe disso? Duvido muito. PREFEREM USAR A ESPERTA LEI DE GÉRSON, LEVAR VANTAGEM EM TUDO, NA MANEIRA COMO TECEM SUAS ARGUMENTAÇÕES, IGNORANDO QUE SEPARAÇÃO ENTRE IGREJA E ESTADO É UMA VIA DE DUAS MÃOS: "A IGREJA NÃO PODE INTERFERIR EM MINHA VIDA PESSOAL, MAS EU POSSO ME IMISCUIR NOS ASSUNTOS INTERNOS DA IGREJA, INCLUSIVE CRITICAR PROCESSOS DE BEATIFICAÇÃO", sem estudar os antigos, longos e rigorosíssimos processos da Igreja Católica, que incluem ATÉ A FIGURA DO PROMOTOR DA FÉ, POPULARMENTE CONHECIDO COMO "ADVOGADO DO DIABO", CUJA FUNÇÃO É FAZER TUDO PARA "DERRUBAR" O PROCESSO, AO INVESTIGAR A FUNDO TUDO QUE HOUVER DE NEGATIVO NA VIDA DO CANDIDATO, AO LONGO DE TODA SUA VIDA. E se isto não é suficiente, existe ainda a conhecida frase a respeito de santidade:
“DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS”. Justamente por isso existem casos como o de Santa Madalena, e do advogado judeu Saulo de Tarso, cidadão romano, que não só perseguiu os primeiros cristãos, mas incitou em praça pública a morte por apedrejamento de Santo Estêvão (primeiro mártir cristão), e mais tarde se tornou São Paulo, pilar maior da Igreja Católica, cujas cartas até hoje são mais lidas nas missas diárias do que as de qualquer outro santo.

texto do Círculo Monárquico do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário