quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

SUBSIDIARIDADE

Princípio da subsidiariedade segundo ensinamento dos Sumos Pontífices


É esta a definição do Princípio da subsidiariedade dada pelo Papa Pio XI: " Verdade é, e a História demonstra abundantemente que, devido à mudança de condições, só as grandes sociedades podem levar hoje a efeito o que antes podiam até mesmo as pequenas; permanece, contudo, imutável aquele solene princípio da filosofia social: assim como é injusto subtrair aos indivíduos o que eles podem efectuar com a própria iniciativa e indústria, para o confiar à colectividade, do mesmo modo passar para uma sociedade maior e mais elevada, o que as sociedades menores e inferiores podiam conseguir, é uma injustiça, um grave dano e perturbação da ordem social. O fim natural da sociedade e da sua acção é coadjuvar os seus membros, não destruí-los nem absorvê-los." ( Cfr. Encíclica Quadragesimo Anno, n. 79).
O Papa João Paulo II afirmou: "Também neste âmbito, se deve respeitar o princípio de subsidiariedade: uma sociedade de ordem superior não deve interferir na vida interna de uma sociedade de ordem inferior, privando-a das suas competências, mas deve antes apoiá-la em caso de necessidade e ajudá-la a coordenar a sua acção com a das outras componentes sociais, tendo em vista o bem comum." ( Cfr. Encíclica Centesimus Annus, n. 48).

Paulo Evaristo "Woolf"


Para um melhor entendimento da importante questão dos corpos intermédios e do princípio da subsidiariedade, recomendamos o livro O MERCADO LIVRE NUMA SOCIEDADE CRISTÃ ,de autoria de Adolpho Lindemberg, publicado no Porto,Portugal, pela Livraria Civilização Editora em 1999. 316pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário